sábado, 23 de dezembro de 2017

Racionais MC’s

Racionais MC’s foi criado na periferia da capital paulista no ano de 1988. Nesse mesmo ano, lançou a coletânea “Consciência Black Vol. 1”, quando surgiram os primeiros sucessos do grupo com as músicas “Pânico na Zona Sul” e “Tempos Difícies”. Em suas músicas, os Racionais denunciavam o racismo e a miséria encontrada na periferia da cidade.

O bom relacionamento do grupo com a comunidade levou a Secretaria Municipal de Educação a organizar palestra nas escolas sobre drogas, racismo, violência etc. Em 1992 o grupo lançou o segundo disco ”Escolha seu Caminho”. Em seguida lançou “Raio x Brasil” (1993). As músicas “Fim de Semana no Parque” e “Homens na Estrada”, ambas de Mano Brown, fizeram grande sucesso.

Em 1994, no Rap do Vale, um concerto no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, a apresentação do grupo terminou em confusão e quebra-quebra. Os integrantes foram presos acusados de incitação à violência. Nesse mesmo ano, lançaram a coletânea “Racionais MC’s”. O grupo participou de concertos filantrópicos para campanhas de agasalho, contra a fome e em benefício dos portadores de HIV.

Em 1997, o grupo lançou o disco “Sobrevivendo no Inferno”, pela gravadora Cosa Nostra (do próprio grupo), quando se destacaram as músicas: “Diário de um Detento”, “Fórmula Mágica da Paz”, “Capítulo 4, Versículo 3” e “Mágico de OZ”. Em seguida, entre outros sucessos lançaram: “Nada Como Um Dia Após o Outro Dia” (2002), “Mil Trutas, Mil Tretas” (2006), o primeiro DVD do grupo, “Cores e Valores” (2014) e o single “Um Preto Zica” (2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário